Tom Jobim (1927-1994)
Crônica da Casa Assassinada (1973) arranjo: João Luiz
1- Trem para Cordisburgo
2- Chora Coração
3- Jardim Abandonado
4- Milagre e Palhaços
Radamés Gnattali (1906-1988)
5- Allegro Moderato do Quarteto n. 1 (1939)
Paulo Tiné (1970)
6- Noite Escura (1997)*
Egberto Gismonti (1947)
7- Forrobodó (1997)*
8- Um Anjo (1999) arranjo: Paulo Porto Alegre
Douglas Lora (1978)
9- Fuga de Maracasalsa (2003)*
Paulo Bellinati (1950)
10- A Furiosa convidado: Paulo Bellinati
Sérgio Molina (1967)
Sweet Mineira sobre temas de Milton Nascimento (1998)*
11- Ponta de Areia, San Vicente & Variações
12- Interlúdio no Cais
13- Sonata Cravo e Canela
Egberto Gismonti
14- Quartetinho (1997)*
* peças dedicadas ao Quaternaglia
Primeiro DVD do quarteto de violões paulista reúne imagens do lançamento do CD Presença, depoimentos e cenas de bastidores
O segundo volume da série de DVDs Toca Brasil, que documenta o trabalho de dez artistas que passaram pela Sala Itaú Cultural em 2004, é dedicado ao trabalho do Quaternaglia. A gravação traz o espetáculo de lançamento do CD “Presença” – realizada em novembro – e depoimentos dos integrantes do grupo e músicos como Egberto Gismonti e Paulo Bellinati. O lançamento do DVD, distribuído comercialmente pela Gravadora Eldorado, ocorre dia 30 de março, com um show no Sesc Ipiranga.
O repertório do espetáculo reuniu peças de compositores de diferentes gerações, abrangendo desde Radamés Gnattali (1906) a Douglas Lora (1978), passando por Tom Jobim. Vale destacar a “Sweet Mineira Sobre Temas de Milton Nascimento”. A peça foi inspirada numa conversa com o compositor cubano Leo Brouwer, que sugeriu ao grupo investigar temas de Milton Nascimento. A missão coube ao compositor Sérgio Molina, que criou a Sweet Mineira (título inspirado numa brincadeira com a pronúncia de Suíte (forma musical) e sweet (doce em inglês) como referência aos sabores mineiros) em três movimentos:
I -Ponta de Areia San Vicente e Variações;
II- Interlúdio no Cais;
III- Sonata Cravo e Canela
“Juntar quatro violões é quase uma utopia”. É assim que Egberto Gismonti define o desafio enfrentado pelo quarteto na entrevista que abre os extras do DVD, enquanto o violonista Paulo Bellinati dispara “quatro violões são quatro confusões”. A trajetória e as experiências com o Quaternaglia são o tema dos depoimentos do teórico musical Ricardo Rizek, do músico Fabio Zanon e do professor de violão Henrique Pinto. Já o luthier Sergio Abreu comenta as especificidades dos instrumentos artesanais que produz para o grupo, enquanto seus integrantes revelam detalhes da rotina musical, como as técnicas e acessórios que usam para afinar os violões.
Fernando Lima (violão Sérgio Abreu 1987)
João Luiz (violão Sérgio Abreu 1997)
Fabio Ramazzina (violão Sérgio Abreu 2003)
Sidney Molina (violão 7 cordas Sérgio Abreu 1997)
Convidado: Paulo Bellinati (cavaquinho em A Furiosa)
Gravado ao vivo no Teatro Itaú Cultural de São Paulo (Brasil) em 6 de novembro de 2004.
Inclui depoimentos de: Egberto Gismonti, Paulo Bellinati, Sérgio Abreu, Ricardo Rizek, Sérgio Molina, Fabio Zanon e Henrique Pinto.