Críticas
“O quarteto brasileiro Quaternaglia mostra habilidade e talento em um programa empolgante […] O quarteto sempre soa como um, tão juntos estão os músicos aqui […] Bachianas Brasileiras n.9 faz um ótimo encerramento para um álbum de execução consistentemente boa e alguns trabalhos muito interessantes” [CD Xangô] Violão Clássico, Inglaterra
“O mais novo álbum do Quaternaglia [Xangô] é um sucesso. Tem uma ótima reprodução, música bonita e simples e excelente qualidade de gravação. O grupo certamente está entre a elite dos quartetos de violões […] Quaternaglia é um conjunto de última geração; são melódica e ritmicamente vitais, virtuosísticos e excitantes, individualmente belos em som e capazes de encantar sonoridades. As performances são extraordinariamente exatas em sua sincronização enquanto ainda soam espontâneas. Um disco de primeira. Al Kunze (Soundboard, EUA)
“Tocando um programa composto por composições de seus conterrâneos, o quarteto de violões Quaternaglia está em sua melhor forma aqui neste, seu último lançamento em CD [Jequibau]. Eles tocam com notável precisão e exibem alta musicalidade e uma verdadeira compreensão dos estilos musicais aqui representados. A música é excelente, sem fillers e é um programa, que se pode ouvir vezes sem conta sem perder o interesse.” Steve Marsh (guitarra clássica, Inglaterra)
“Tudo soa como uma necessidade lógica, graças à nova bossa de fusão apresentada pelo Quaternaglia. Neste CD [Jequibau], o Quaternaglia desvenda as complexidades que hibernam nos ritmos tradicionais brasileiros”.
Manuel da Costa Pinto (Folha de S. Paulo, Brasil)
“O melhor quarteto de violões do Brasil comemora sua maturidade com um álbum esplêndido [Estampas]. Após 18 anos de atividades, o Quaternaglia conquistou não só o seu país, mas também o cenário internacional”. João Marcos Coelho (Estadão , Brasil)
“O Quarteto de Violões Quaternaglia foi incrivelmente comunicativo em um fabuloso arranjo de Embolada das Bachianas Brasileiras n.1 de Villa-Lobos, um arranjo incrivelmente tranquilo do tema de Egberto Gismonti, o polirrítmico tour de force Baião de Gude de Paulo Bellinati e a Sonata de Cravo e Canela de Sergio Molina. O público pediu um bis – uma Fuga mortal, limpa, lírica e totalmente musical das mesmas Bachianas Brasileiras.” Gil French (American Record Guide, EUA)
“Sua maestria técnica é igualada apenas pelo seu entusiasmo. Mesmo em suas jogadas mais intrínsecas, você pode vê-los sorrindo e aproveitando o momento.” Tim Wassberg (Revista Valley Scene, EUA)
“Un programma sfavillante e di grande presa in quest’ultima incisione del quartetto chitarristico Quaternaglia.” [CD Presença] Piero Viti (Guitart, Itália)
“Tendo visto o grupo se apresentar ‘ao vivo’ assistindo a um recente lançamento em DVD, só espero poder ouvi-los ao vivo em breve. Um lançamento magnífico: altamente recomendado.” [CD Presença]
Tim Panting (Guitarra Clássica, Inglaterra)
“O Quaternaglia mantém, neste DVD, as características de originalidade e requinte que têm marcado a trajetória do conjunto.” Irineu Franco Perpétuo (Folha de S. Paulo, Brasil)
“Quaternaglia, que joga com tanta precisão e comunicação perfeita que é como se os membros individuais tivessem fios de tecido nervoso em comum, conectando-os a um único sistema nervoso central.” [CD Presença] Randy Morse (The Best of Brazil , USA)
“Criando Canon Fire: Quaternaglia Guitar Quartet atraído pela oportunidade de adicionar experiência e tempero a um gênero jovem.” John Henken (Los Angeles Times, EUA)
“A pureza dos sons da guitarra brilha no Quaternaglia do Brasil.” Susan Bliss (Los Angeles Times)
“Uma aura de pureza permeou o concerto de quinta-feira à noite dado pelo Quaternaglia Guitar Quartet no Little Theatre, no California State Fullerton.” (Los Angeles Times)
“O Quaternaglia atendeu aos requisitos com serenidade e inteligência em sua estreia no sul da Califórnia.” (Los Angeles Times)
“Quarteto de violões brasileiros emociona público esgotado.” Wayne Lee Gay (Fort Worth Star Telegram, EUA)
“Os quatro brasileiros realizaram todo o show de memória e com uma interação precisa que faz pensar que seus corações devem bater no mesmo ritmo.” (Fort Worth Star Telegram)
“Para os Estampas de Federico Moreno Torroba, os jogadores transmitiram um forte senso de narrativa, pois se respondiam com vozes delicadas e combinadas e transmitiam humores inconstantes.” (Fort Worth Star Telegram)
Nenhuma nota estava fora do lugar durante toda a noite, e todas as nuances de interpretação estavam juntas.” (Fort Worth Star Telegram)
“O Quaternaglia foi um ponto alto da nossa temporada de shows. Eles tocaram uma variedade maravilhosa de músicas com alto grau de profissionalismo e grande entusiasmo.” Alice Artzt (EUA)
“Por onde passa, o Quaternaglia chama a atenção do público, não só pela seriedade do trabalho e pela escolha do repertório, mas principalmente pelo entusiasmo contagiante.” Sérgio Abreu (Brasil)
“A qualidade omnipresente e a sonoridade fantástica multiplica por quatro o som da guitarra”. Les Cahiers de la Guitare (França)
“Depois de ter ouvido o Quaternaglia, o quarteto de violões, devo dizer que são excelentes artistas, de apurado senso musical. Meus aplausos e sinceros parabéns”. Abel Carlevaro (Uruguai)
“A vida gentilmente me mostrou as alegrias e os prazeres que são permitidos exclusivamente aos homens do campo e sábios. Mais uma vez, e desta vez consigo quatro de uma só vez, esse é esse presente maravilhoso que é feito de amizade, admiração, respeito e principalmente de A musicalidade do Quaternaglia. Obrigado!” Egberto Gismonti (Brasil)
” O Forrobodó traz um repertório inédito para quatro violões, que enriquece a Música Brasileira.” (Revista do Guitarrista)
“O CD [Forrobodó] mostra a maturidade musical do conjunto e foi executado com especial cuidado pelos grandes violonistas do Quaternaglia.” Henrique Pinto (Brasil)
“As apresentações do Quaternaglia emocionam com suas sutilezas, sua energia orquestral e transparência somadas ao suingue brasileiro. Um conjunto fantástico.” Paulo Bellinati (Brasil)
“Extremamente bem executado, a produção sonora é fantástica e as interpretações são excelentes.” [CD Antigo] Jan-Olof Eriksson (Suécia)
“Agora temos este CD que mostra o talento e o trabalho sério deste grupo. É um grupo que sabe escolher seu repertório e interpretá-lo com perfeição, tanto técnica quanto intelectualmente. Acho que o melhor que podemos fazer é sentar e ouvir para para desfrutar desta boa música.” [CD Quaternaglia] Gilberto Mendes (Brasil)
“As gravações são belíssimas em todos os aspectos. Esse trabalho já faz parte da história da música brasileira dos anos 90.” Amaral Vieira (Brasil) [CDs Quaternaglia e Antique]
“É um CD maravilhoso. Mostra a alta qualidade artística e o grande talento do Quaternaglia. Bravíssimo!” [CD Quaternaglia] Gilbert Biberian (Inglaterra)
“Foi um prazer conhecer o Quaternaglia em Montevidéu, Uruguai, no Festival Internacional de Violão, em 1996. Gostei da musicalidade e da comunicação com o público. Desejo muito sucesso”. Carlos Barbosa-Lima (Brasil)
“Um dos representantes mais expressivos desta preciosa geração de violonistas brasileiros é o Quaternaglia.” Júlio Medaglia (Brasil)
“Quaternaglia estabelece referências de virtuosismo, cultura e arte que fazem de seu primeiro CD uma revelação fonográfica. É naturalmente candidato à indicação de melhor CD do ano.” [CD Quaternaglia] Zito baptista Filho (O Globo , Brasil)
” A Intavolatura de Tobias Hume mostra o esforço de cada integrante do grupo para neutralizar sua personalidade de solista e tocar como se os quatro músicos fossem um só corpo.” [CD Antigo] Antonio Gonçalves Filho (Estadão, Brasil)